Participamos nesta competição com o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano lectivo 2009/2010- “Programa de Biomonitorização da Doença Vibroacústica”, e com o qual ganhámos o 18º Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores. O nível de exigência nesta competição foi elevado pois o trabalho foi defendido perante o júri em inglês o que foi uma tarefa um pouco difícil. Interessante foi que com o hábito ao longo dos dias o nosso inglês foi ficando cada vez melhor.
Partimos de S.Miguel no dia 24 de Setembro e quando chegamos a Lisboa seguimos para o Museu da Electricidade a fim de montar o material no nosso stand. No fim do dia fomos encaminhados à Câmara Municipal de Lisboa onde o grupo foi recebido pelo vice-presidente que nos deu uma breve palestra sobre a História da cidade de Lisboa e onde tivemos a oportunidade de provar os famosos pastéis de Belém.
No dia 25 foi a abertura oficial do 22º Concurso Europeu de Jovens Cientistas e Investigadores – EUCYS 2010, com um espectáculo do grupo “Chapitô”. Tivemos ao longo do dia visitas de júris da especialidade que se mostraram muito interessados pelo nosso projecto. No final do dia fomos a Mafra visitar o Palácio de Mafra e jantar no refeitório do exército.
No dia 26 continuaram as visitas do júri e muitas visitas de escolas que ficavam muito fascinados com o nosso trabalho. Neste dia fomos escutar uma palestra no Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações proferida pelo professor Nuno Ferrand que nos deu uma ideia muito clara de muitos bons exemplos de investigação realizada por Portugueses em várias partes do mundo. No final da palestra tivemos oportunidade de “brincar” nas diferentes áreas deste pavilhão que dispõe de muitas actividades pedagógicas.
No dia 27 continuaram as visitas dos júris e de escolas e no fim do dia fomos a Cascais visitar a Casa das Histórias de Paula Rego, aqui encontrámos várias pinturas, esculturas dos mais variados autores, assistimos também a palestras relativas à temática da Fusão do Deutério e Lítio.
No dia 28, o último dia de Competição, fomos visitar o Oceanário. É um óptimo local para ver seres vivos nos seus habitats naturais. Só foi pena não termos tido oportunidade de ver o peixe lua. Gostei também da exposição de anfíbios é giro ver os sapos, rãs, salamandras entre outras criaturas. No fim da visita dirigimo-nos ao Centro Cultural de Belém a cerimónia de entrega de prémios. Infelizmente o nosso trabalho não foi um dos felizes contemplados, contudo, valeu a pena o convívio e a experiência internacional.
Em suma achei a nossa participação muito positiva pois todas as pessoas que visitavam o nosso stand gostavam muito do nosso trabalho e muitos colegas da nossa idade ficavam fascinados com todo o trabalho efectuado.