segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Síndrome de Fadiga Crónica


Nos anos 70 em enquadramentos militares muitas vezes a DVA era diagnosticada como Síndrome de Fadiga Crónica (S.F.C.) como já foi referido anteriormente (ver postagem «Diagnóstico da Doença Vibroacústica»). Contudo hoje em dia sabemos que têm causas e efeitos diferentes.
A S.F.C. é segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) uma patologia do sistema nervoso, esta é caracterizada pelo cansaço extremo, existência de dor em vários locais do corpo e perturbações no sono. Muitas vezes os pacientes sentem-se mais cansados depois de acordarem do que antes de adormecerem o que lhes leva muitas vezes a uma situação de stress que pode originar depressão ou outro tipo de problema psicológico. As pessoas que sofrem desta síndrome não apresentam problemas só a nível físico, pois esta pode afectar também a sua vida social, porque estas pessoas tornam-se incapazes ou realizam com muita dificuldade simples tarefas diárias como comer, tomar banho ou deslocar-se alguns metros.
Não existe nenhum teste laboratorial que permita identificar a síndrome, esta é diagnosticada por exclusão de outras patologias nas quais são apresentados os mesmos sintomas. Estima-se que 3 a 6 % da população possa ter S.F.C., afectando homens e mulheres, sendo contudo a percentagem de mulheres afectadas (cerca de 80 %) superior. A idade típica em que é identificada esta síndrome é dos 20 – 60 anos. Como as causas desta síndrome não são totalmente conhecidas actualmente não existe nenhum tratamento que permita a cura da doença, existem sim alguns medicamentos ou suplementos naturais que permitem aliviar os seus sintomas.

Adaptado de: http://fibrosite.no.sapo.pt/sobre.html
http://fibrosite.no.sapo.pt/estudo10.html

Carla Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário