terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pericárdio



A DVA tem vários efeitos sobre a população por ela afectada, sendo um dos mais comuns o espessamento das estruturas cardíacas (ver postagem «A Doença Vibroacústica» e a síntese do projecto), nomeadamente o pericárdio.
O pericárdio é uma espécie de bolsa resistente que envolve o coração. Este é constituído por duas camadas distintas o pericárdio fibroso (camada externa) tendo este na sua composição tecido fibroso duro e a camada interna designada de pericárdio seroso, é uma membrana delgada, transparente e mole. Esta por sua vez pode ser dividida em dois folhetos o que reveste internamente o pericárdio seroso, formando no conjunto o pericárdio parietal, e o que reveste o exterior do coração sendo este designado pericárdio visceral.
Este saco fibroso (pericárdio) possui várias funções entre elas estão: proteger o coração e os grandes vasos que saem deste órgão, fixar o conjunto pois encontra-se unido ao diafragma e à parede anterior do tórax e evitar as fricções das paredes do coração, durante o ciclo cardíaco, com o saco duro que o envolve através do liquido pericárdico que existe no espaço fechado entre as duas camadas, a cavidade pericárdica.

Adaptado de: Ruiz X.;Enciclopédia da Saúde - Sistema Circulatório Sangue; Marina Editores

Carla Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário