Existem muitas patologias associadas à DVA (ver postagem “Diagnóstico da Doença Vibroacústica”), como por exemplo, as que estão referidas abaixo:
• A Displasia é um termo generalista utilizado para designar a ocorrência de anomalias (lesões celulares reversíveis) relacionadas com o desenvolvimento de um órgão ou tecido ao nível da sua forma, tamanho e ou mesmo na sua organização. Resulta de uma reduzida proliferação (aumento) celular ou a ausência de diferenciação (quando uma célula adquire uma função) das mesmas. A displasia pode variar entre três níveis: leve, moderada e grave (quando atinge este nível pode ser denominado de carcinoma, que é uma forma precoce de tumor). Para esta anomalia são usados vários tipos de tratamentos, nomeadamente o uso de medicamentos, intervenções cirúrgicas e fisioterapias.
• A Metaplasia consiste numa alteração reversível de uma célula adulta que é substituída por outra de outro tipo celular. Esta alteração pode actuar como uma tentativa do organismo substituir um tipo de células expostas a um “stress”, substituindo-as assim por um tecido mais apto aquando a exposição do organismo àquele “stress”. Por exemplo, a metaplasia pode ocorrer em células do tecido conjuntivo (ver postagem “Tecido Conjuntivo”) com a formação de cartilagem, tecido adiposo ou osso, em tecidos que originalmente não possuem esses elementos. Embora a metaplasia leve ao surgimento de um tecido mais apto ao ambiente hostil, por vezes esta alteração pode resultar em mudanças indesejadas.
Para além das patologias referidas anteriormente, existem muitas outras, entre as quais se destaca a Adiastolia, que será referida posteriormente.
Adaptado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaplasia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Displasia
Filipe Amaral
Sem comentários:
Enviar um comentário