sábado, 16 de janeiro de 2010

Acústica


Acústica é um ramo da Física que estuda a produção, propagação e fenómenos correlatos sofridos pela onda mecânica sonora ou audível. É considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida. No processo que leva à propagação do som é necessário um emissor (fonte sonora), meio de propagação, como por exemplo o ar e um receptor.
Sendo assim, o som é um fenómeno causado por imensos objectos e propaga-se através dos diferentes estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso). Os seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, o que permite saber a distância e posição da fonte sonora. Muitos sons de baixa frequência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que elefantes comunicam entre si através de infra-sons.
Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação através da fala ou, por exemplo, da música. Para além disso, a percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente no que diz respeito a propriedades relacionadas com características espaciais e presença de outros animais ou objectos. Por exemplo, morcegos, baleias e golfinhos usam a eco localização para voar e nadar por entre obstáculos e caçar as suas presas. Por outro lado, navios e submarinos usam o sonar.
Refira-se, ainda, que, em acústica, geralmente, é possível distinguir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. É utilizada para medir estes meios, criar instrumentos, tabelas, entre outras coisas, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.

Adaptado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%BAstica; http://www.algosobre.com.br/fisica/acustica.html.

Nuno Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário