
Para a patologia em questão, é fundamental saber-mos que alterações provocam a deposição de colagénio na forma como o coração funciona. Assim, o coração é um órgão cuja função vital é garantir a circulação de sangue no organismo, para que todos os órgãos sejam irrigados com o mesmo. É um órgão oco, muscular, do tamanho de um punho e é revestido por duas membranas, endocárdio (membrana interna do qual fazem parte as válvulas cardíacas) e pericárdio (ver postagem “Pericárdio”), que permitem o seu movimento.
O funcionamento normal do coração, ou seja, sem espessamento do pericárdio, processa-se da seguinte forma:

• No coração em repouso, o sangue venoso (azul) chega pelas veias pulmonares à aurícula esquerda e o sangue arterial (vermelho) entra para a aurícula direita. Seguidamente, o sangue venoso e arterial entram para os ventrículos esquerdo e direito, respectivamente. As válvulas da artéria pulmonar e da artéria aorta abrem, sendo por aí que o sangue é bombeado para os pulmões e restante organismo, respectivamente.
• A pericardite constritiva (figura acima) é uma doença que tem como uma das suas causas o espessamento do pericárdio. Este espessamento leva à formação de uma “carcaça”, que, assim, comprime o coração, impedindo-o de se encher completamente e correctamente durante a diástole (entrada de sangue oxigenado para o ventrículo esquerdo). Este acontecimento tem como consequências provocar insuficiência cardíaca, com falta de ar, tonturas, fadiga, inchaço do fígado, obstrução das veias, entre outras.


vcs poderia me tirar uma duvida?TEm uns 4 dias que sinto uma dor no peito e que parece comprimir o coração e os meus pulmões,sinto cansaço,falta de apetite e tonturas e doi muito quando eu respiro tmb o que poderia ser esses sintomas?
ResponderEliminarDesculpe de não resonder mais cedo, estes sintomas que sofre são muito idênticos com esta patologia, contudo é melhor consultar um médico. Cumprimentos Grupo CFNT.
ResponderEliminar