quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Insuficiência Respiratória


Considera – se que um indivíduo tem Insuficiência Respiratória quando não existe uma adequada troca de gases entre o ar e o sangue a nível pulmonar.
Em condições normais um indivíduo ia no tecido pulmonar efectuar uma troca de gases, através das paredes dos alvéolos e dos capilares sanguíneos, na qual o oxigénio (02) proveniente do ar inspirado passa para o sangue com vista a ser captado pelos glóbulos vermelhos e ser distribuído por todo o corpo, enquanto que o dióxido de carbono (CO2), passa do sangue para o exterior pela expiração.
Em caso de insuficiência respiratória, produzem-se duas situações negativas: a primeira é a descida do nível sanguíneo devido há falta de oxigénio a que se dá o nome de hipoxemia.
A outra situação é possível se o organismo não conseguir eliminar todo o dióxido de carbono gerado no metabolismo, fazendo com que o nível sanguíneo supera os valores normais até se tornar tóxico, o que se conhece como hipercapnia, sendo em muitos casos o principal problema a hipoxemia.
Considera-se que existe uma insuficiência respiratória quando a pressão arterial parcial de oxigénio (PaO2) é inferior a 60 mm Hg (milímetros de mercúrio) e/ou quando a pressão arterial parcial de dióxido de carbono (PaCO2) é superior a 50 mm Hg.

CAUSAS

A insuficiência respiratória pode ser provocada por várias doenças, de diferentes naturezas, que acabam por alterar algum dos factores dos quais depende a troca de gases entre o ar e o sangue a nível pulmonar:
  • a ventilação pulmonar, que corresponde a entrada e saída de ar dos pulmões;
  • a difusão alveolocapilar, ou seja, a transferência de gases entre os alvéolos pulmonares;
  • a perfusão pulmonar, ou seja, a irrigação sanguínea dos alvéolos pulmonares.

A falha de qualquer um destes três factores é suficiente para provocar uma situação de insuficiência respiratória, o que explica a grande quantidade de doenças capazes de provocar este problema.


Fonte:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=232

Tiago Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário