A pleura é a cavidade do corpo que envolve os pulmões, é uma membrana fina, que se dobra sobre si mesma para formar duas camadas de tecido que são separadas por uma pequena quantidade de líquido pleural. O espaço entre estas camadas é designado “Cavidade Pleural ”.
A pleura externa (pleura parietal) está ligada à parede torácica e a pleura interna (pleura visceral) cobre os pulmões e outras estruturas. A pleura parietal é muito sensível à dor, enquanto que a pleura visceral não é, devido à sua falta de enervação sensorial. Quando ocorre inflamação na pleura, esta torna – se mais rugosa e espessa (Derrame pleural inflamatório).
Algumas causas para o desenvolvimento da mesma são como por exemplo Pneumonia, Tuberculose, perda de capacidade fagocítica das células mesoteliais, entre outras. Sintomas desta patologia são dores ao respirar de modo que quem a possui respira superficialmente para não sentir a dor, devido a esta respiração curta certas zonas dos pulmões são afectadas ficando assim, sem ar. Os sinais e sintomas variam conforme a causa do derrame. Por vezes a dor sente – se no ombro do lado em que ocorreu o derrame pleural, a pessoa pode ter tosse, febre e falta de ar. Geralmente se sente falta de ar quando o derrame pleural é volumoso.
Adaptado de:
http://www.medterms.com/script/main/art.asp?articlekey=4945
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?327
Nuno Almeida
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Pleura
Publicada por
CFNT
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário