quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cancros no Sistema Respiratório



Como já foi referido anteriormente, os RBF´s podem causar danos no sistema respiratório (ver postagem “Efeitos dos RBF´s no sistema respiratório”), entres eles e sendo os mais graves, os cancros no sistema respiratório.
As células do nosso organismo estão sujeitas a mecanismos que permite a sua divisão ordeira ao longo do tempo. Quando ocorrem erros durante os mecanismos responsáveis por estas divisões, a célula entra em proliferação anormal, dando origem a um cancro.

Existem muitos cancros no sistema respiratório, estando os principais representados a seguir:

Cancro do pulmão – A maior parte dos cancros que aparecem nos pulmões têm inicio nas células dos pulmões. Mais tarde este cancro pode propagar-se (metastasia) ao pulmão inteiro a partir de outras partes do organismo. Certos cancros no pulmão podem desenvolver-se devido a outras doenças pulmonares, como a tuberculose e a fibrose pulmonar (ver postagem “
Fibrose Pulmonar”). Algumas das causas do cancro do pulmão são: exposição à radiação, ao arsénico, ao crómio, ao gás mostarda e à exposição aos RBF´s (ver postagem “RBF´s”), sendo o maior causador do cancro do pulmão, o tabaco. Existem muitos sintomas que estão na origem desta patologia, sendo importante referir os seguintes: falta de ar, tosse com sangue, inchaço e dor no peito, dor na coluna vertebral (região dorsal), perda de peso e de apetite, fadiga e febre.

Cancro da laringe – como o cancro do pulmão, a principal causa deste cancro é sem dúvida o tabaco. As substâncias cancerígenas presentes neste hábito, pode provocar a transformação anómala de algumas células da mucosa laríngea, como as metaplasias (ver postagem “
Patologias associadas à doença Vibroacústica”) causados pela exposição aos RBF´s que também podem provocam este tipo de alteração. Deste modo, as células começam a multiplicar-se exageradamente, o que dá origem a um tumor que cresce, invade as estruturas adjacentes e se dissemina para outros tecidos e órgãos afastados, dando origem a outros cancros (metástases).

Cancro da traqueia e dos brônquios – o cancro da traqueia e dos brônquios são os mais raros e a sua principal causa é a invasão de um cancro nestas estruturas, por parte do mesmo no pulmão. O tratamento destes cancros é geralmente efectuado por uma intervenção cirúrgica, dependendo do estádio clínico dos mesmos.

Cancro da pleura – a inalação do amianto é a principal causa do aparecimento de um cancro nas duas membranas que revestem os pulmões, a pleura (ver postagem “
Pleura”). Quando inalado, as fibras de amianto depositam-se e fixam-se profundamente nestas membranas causando cicatrizes nas mesmas, podendo dar origem a um cancro. Uma das outras causas do aparecimento deste cancro é a exposição a RBF´s, que dá origem a metaplasias.
Entre estes cancros apresentado anteriormente, existem ainda outros, dos quais fazem parte o cancro da faringe e o cancro das fossas nasais.

Adaptado de:
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/investigativemedicine/1739906-sistema-respirat%C3%B3rio-tumores

http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D71

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=204

http://wwwangeldebiblog.blogspot.com/2009/04/cancro-na-pleura-tumores-na-pleura.html

http://www.medicinadotorax.com.br/?system=news&id=317&eid=199


Filipe Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário