sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aspectos sobre a Doença Vibroacústica

Ao longo do nosso trabalho identificamos a existência de várias alterações no organismo de indivíduos com a Doença Vibroacústica, tendo por base vários estudos nacionais, muitas das quais já foram divulgados no blogue.
Tal como na maioria das patologias a DVA possui ainda vários aspectos em estudo sendo alguns deles os seguintes:

1º Susceptibilidade individual é factor contaminante
A susceptibilidade individual é um factor determinante, pois estudos realizados utilizando ratos comprovam que bebés em que as mães são expostas a Ruídos de Baixas Frequências durante o período de gestação apresentam lesões graves mesmo passando um ano em silêncio após o seu nascimento. Para além disso estes animais apresentam também comportamentos diferentes comparando com bebés gerados em ambientes calmos.

2º O espessamento do pericárdio é acelerado na presença de Infra – sons (menos de 20 hertz)
Foram realizados ecocardiografias a pilotos e tripulantes de cabina de aviação comercial, através desses dados foi possível concluir que o espessamento do pericárdio era superior nos pilotos, apesar de tanto os pilotos como os tripulantes possuírem o mesmo número de anos de trabalho, logo de exposição a RBF’s. Em medições sonoras realizadas na cabina e cockpit (onde os pilotos trabalham) foi identificado um nível de infra-sons estaticamente mais elevado do que na cabine, logo é possível concluir que o espessamento do pericárdio é acelerado pela presença dos Infra – sons.

3º O Sistema Respiratório é alvo dos RBF's
Como já foi referido anteriormente (ver postagem «Efeitos dos RBF`s no Sistema respiratório») o Sistema Respiratório é um grande alvo dos RBF's, pois as baixas frequências provocam pequenas hemorragias na superfície pulmonar e caso a exposição seja superior a 4 anos são identificadas queixas brônquicas.


Fonte:
http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/651998F5-6E7A-4835-BACE-5BFD4D00F02D/1140/11_1_doenca_vibroacustica_3.pdf
Tiago Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário