terça-feira, 2 de março de 2010

Mesotélio


Como já foi referido anteriormente (ver postagem «Pleura») os derrames pleurais podem ser causados pela perda de capacidade fagocítica das células mesoteliais.
As células mesoteliais como o próprio nome indica constituem o mesotélio, mas o que é o mesotélio?
O Tecido Epitelial (ver postagem «Tipos básicos de tecidos») pode ser dividido em dois grandes grupos tendo em conta a sua estrutura e função: epitélios de revestimento e epitélios glandulares. Como o próprio nome indica os epitélios de revestimento têm como principal função cobrir a superfície externa do corpo ou revestir as cavidades do corpo. Estes possuem várias classificações tendo em conta o número de camadas de células e as características morfológicas das mesmas. O mesotélio é um tecido epitelial de revestimento simples (pois possui uma única camada de células) e pavimentoso (uma vez que as suas células são achatadas como um pavimento).
O mesotélio reveste as cavidades do corpo como a pleura, pericárdio (ver postagem: «Pericárdio»), peritoneu (membrana extensamente serosa, formada essencialmente por tecido conjuntivo, que reveste o interior das paredes da cavidade abdominal e expande-se para cobrir a maior parte dos órgãos que contém). As principais funções do mesotélio são: facilitar o movimento das vísceras (cada um dos órgãos que estão contidos nas cavidades do corpo, como o cérebro, os pulmões, o coração, o fígado, etc.), transporte activo por pinocitose de moléculas importantes para o organismo e secreção de moléculas biologicamente activas.

Fontes:

http://www.estsp.pt/~ap10050317/HE/Epit%E9lio%20simples%20pavimentoso.htm


http://evunix.uevora.pt/~fcs/HistoVet_tecidosbasicos.htm

http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=vísceras

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=58

http://www.cynara.com.br/histologia.htm

Junqueira, L.C., Carneiro, J.. Histologia Básica. 2004. Editora Guanabara Koogan S.A.. 10ª Edição

Carla Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário