terça-feira, 9 de março de 2010

Biorritmo, Reprodução e Habitat do Helix aspersa


O Helix aspersa é um molusco, com já foi referido anteriormente (ver postagem: «Caracterização taxonómica e morfológica de Helix aspersa»).
O seu biorritmo em estado selvagem divide-se em três períodos distintos: o período de actividade (durante a Primavera, Verão e Outono), o de estivação (estado em que as suas funções biológicas são reduzidas ao mínimo e que pode durar de um a seis meses) que decorre dentro do período de actividade sempre que as condições de temperatura e humidade não sejam as mais propicias ao seu desenvolvimento e o período de hibernação, durante quase todo o Inverno.
Durante o período de actividade o Helix aspersa desenvolve-se com temperatura amena, entre os 18ºC e os 22ºC e uma humidade atmosférica elevada, entre os 70% e os 80%. Sendo esta a razão pela qual os podemos observar após um período de chuva, mas quando estas condições não estão presentes e a temperaturas é elevada e humidade reduzida entram em estivação até que os valores ideais sejam novamente atingidos. Contudo o caracol de jardim comum suporta temperaturas elevadas desde que estas sejam acompanhadas por um aumento de humidade. Abaixo dos 10ºC o caracol hiberna e abaixo dos 0ºC congela e morre.Quando estes se encontram em actividade dedicam-se exclusivamente a alimentar-se e a reproduzir-se.
O Helix aspersa é ovíparo, podendo originar anualmente cerca de duzentos ovos com uma taxa de eclosão na ordem dos 50%, ou seja, cem novos caracóis. O acasalamento e postura entre dois caracóis ocorre entre duas a quatro vezes por ano dependendo maioritariamente das condições climatéricas variando a quantidade de ovos por postura de indivíduo para indivíduo.
No site seguinte: http://www.arkive.org/garden-snail/helix-aspersa/video-09b.html podem ser observados vídeos em que Helix aspersa está a alimentar-se, a «acordar» da hibernação e a acasalar.

Fonte:
http://www.biojogral.com/scripts/default.asp?art_id=40
Carla Raposo e Tiago Costa

1 comentário:

  1. oi.. meu amigo esta afim de criar escargot vcs podem me passar mais sobre as doenças de Helix aspersa tem.beijos adorei o site. gabagodoy@gmail.com

    ResponderEliminar