quinta-feira, 11 de março de 2010

“Aspectos morfológicos do pulmão em doentes com a doença vibroacústica”


Segundo o doutor Nuno Castelo Branco, o aparelho respiratório é identificado como estrutura - alvo do ruído de baixa frequência (ver postagem “RBF´s”).
Os primeiros casos clínicos de patologia respiratória estudados, causados pela exposição a estes ruídos, dizem respeito a três casos de derrames pleurais (ver postagem “Derrames pleurais”).


Um estudo realizado pelo Doutor Nuno Castelo Branco mostra que no grupo de indivíduos estudados, foram encontrados a existência de fibrose focal nos pulmões dos mesmos. Só partir de 1992, com a investigação em modelos animais, os pulmões destes animais revelaram uma redução do número de microvisilidades da pleura, uma perda da capacidade fagocítica das células do mesotélio (ver postagem “Mesotélio”), sendo que ainda foram identificadas a mesma patologia nos doentes estudados, a fibrose focal nos pulmões.

Numa cirurgia a dois tumores do pulmão em doentes (sendo um dos doentes não fumador) com a DVA, foram recolhidos fragmentos de pulmão e da pleura. Estudos histológicos e ultra estruturais destas amostras revelaram:

• A existência de fibrose acentuada da pleura;
• A existência de deformação dos alvéolos pulmonares com fibrose intensa irregularmente distribuída;
• Que os pneumocitos tipo II (células epetiliais que sintetizam e secretam fosfolipídos e proteínas para os alvéolos pulmonares, onde se forma uma camada fina lipoproteica, em que a sua função é manter a estabilidade da superfícies dos alvéolos pulmonares) são as células dominantes, apresentando muitas delas, características da morte celular.

Adaptado de:

http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=5&ved=0CBgQFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.sppneumologia.pt%2Fdownload.php%3Fpath%3Dpdfs%26filename%3DRPP_2002_5_485_RPP_VIII_5_Cong_Feira_CO.pdf&rct=j&q=aspectos+morfologicos+do+pulmao+em+donetes+com+a+doen%C3%A7a+vibroacustica&ei=mfKYS-WyLY6y0gTTiaHvCw&usg=AFQjCNFgTCVNgnl5TUOeHtFFE3sWYZJaUw

Filipe Amaral

1 comentário: