segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Efeitos dos RBF’s no Sistema Respiratório

A DVA provoca no nosso organismo diversos efeitos dependendo do tempo de exposição ( ver postagem «A Doença Vibroacústica») sendo um dos principais alvos o sistema respiratório.
Num estudo realizado em humanos expostos a um ruído entre 30-100 Hz, com uma amplitude de 95-140 dB durante um curto período de tempo (1-2 minutos) estes sofreram vibração da parede do coração, interferência na respiração normal, tosse e sensação de gaguez. Foram também realizados estudos a nível da ultra-estrutura do sistema respiratório de ratos brancos sujeitos a infra-sons ( 2-16 Hz e 90-140 dB) durante 40 dias. Passadas apenas 3 horas foram identificadas pequenas hemorragias em toda a superfície pulmonar, tendo estas se agravado com o tempo de exposição, passados 10-15 dias parte do tecido dos pulmões estava preenchido com sangue e as paredes entre os diversos alvéolos estavam inchadas e espessas, prejudicando deste modo a hematose pulmonar (intercâmbio de oxigénio e dióxido de carbono que ocorre nas paredes dos alvéolos pulmonares entre o ar e o sangue). Após 20-40 dias de exposição ocorreram mudanças graves a nível morfológico nas células dos alvéolos pulmonares.
Outra prova dos efeitos causados pelos RBF’s no sistema respiratório é o facto de em indivíduos expostos a este tipo de ruído no ambiente de trabalho estes começaram a ter queixas brônquicas após 4 anos de exposição e estas reduzem ou desaparecem quando esses indivíduos estão de férias ou não vão trabalhar durante algum tempo por outros motivos. Quando a exposição a RBF’s é prolongada os efeitos podem ser mais graves como por exemplo derrames pleurais, cancro no sistema respiratório, insuficiência respiratória e fibrose pulmonar (posteriormente iremos publicar informação sobre estas patologias).
Em suma o sistema respiratório é gravemente afectado pelos RBF’s apresentado as lesões por estes provocadas características próprias. Apesar de ao longo de cerca de 25 anos ter sido recolhida diversa informação de indivíduos e modelos animais expostos a RBF a patologia respiratória associada à DVA necessita ainda de muito estudo para que esta seja melhor compreendida e intervenções farmacológicas possam ser pensadas.
No vídeo seguinte é apresentada uma síntese dos componentes do sistema respiratório e as suas funções.

Fontes:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/pne/v13n1/v13n1a08.pdf

http://biogilde.files.wordpress.com/2009/04/heart_lungs2.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=HiT621PrrO0

Carla Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário