segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que são seres vivos bioindicadores?


Como todos já sabem escolhemos utilizar o Helix aspersa como ser vivo sentinela, ou seja, bioindicador do nosso trabalho. As razões para a sua escolha já conhecem (ver postagem «Helix aspersa o escolhido»).
O que é um bioindicador? É uma espécie ou comunidade biológica que reflecte o estado biótico ou abiótico do ambiente em que se insere (estado biótico - relações que estabelece com os outros seres vivos do ecossistema, estado abiótico – condições ambientais, poluição, temperatura, luz, etc) tendo em conta a sua presença, abundância e condições.
Os bioindicadores permitem relacionar factores antrópicos, como ruído por exemplo ou factores naturais com o impacto que causam no ambiente. Existem várias razões para a utilização de bioindicadores algumas delas são o facto de fornecer sinais rápidos sobre problemas ambientais, mesmo antes de ser possível identificar a sua ocorrência e gravidade, o facto de permitir descobrir as causas e os efeitos dos factores antrópicos ou naturais que causaram as respostas biológicas e o facto de ser através deles possível avaliar a efectividade de acções mitigadoras tomadas para tentar restabelecer o equilíbrio anteriormente existente.



Carla Raposo

1 comentário:

  1. Ola meu nome é Gicele estou fazendo uma pesquisa para meu tcc, sobre Bioindicadores será me poderiam me enviar mais materiais sobre o assunto.
    Email:giceleferraioli@yahoo.com.br
    grata

    ResponderEliminar