quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Da Inclusão à Microtomia


Como já foi referido anteriormente a inclusão é um processo extremamente importante para a elaboração das preparações definitivas, este processo consiste na inclusão em parafina das amostras. A parafina é a base de sustentação do tecido, ou seja, é o suporte que permite o corte dos tecidos, é utilizada pois é imiscível com a água substituindo deste modo a água existente nas células. Posteriormente à inclusão procedesse à microtomia.
A microtomia é uma técnica histológica que consiste no corte das amostras em secções com uma espessura geralmente de 1 à 10 μm (micras) utilizando para tal um micrótomo rotativo. Este aparelho é fundamental para o processo, pois os cortes efectuados permitem que estes sejam observados ao microscópio.
Posteriormente aos cortes, estes são colocados em água fria de modo a flutuarem, o que permite o esticamento do corte, de seguida são colocados em água morna onde completam o esticamento, evitando assim dobras. Após esta fase o corte é recolhido por uma lâmina de vidro previamente identificada. Por fim procede-se à coloração (de modo a certas estruturas da célula tornarem-se visíveis).

Nuno Almeida

1 comentário:

  1. O blogue ta muito bem organizado , muito colorido e isso chama atençao :P
    meu amigo nuno claro destacasse com esse comentario ai lol :P

    beijos continua assim :D

    adrote

    by filipa ferraz

    ResponderEliminar