quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Colagénio

Como já foi referido anteriormente, os RBF´s interagem com o nosso organismo aquando da sua exposição aos mesmos. Esta exposição leva a uma elevada produção de colagénio por parte das células do tecido conjuntivo (ver postagem acima), que se deposita em estruturas cardíacas, como por exemplo o pericárdio e sobre as artérias, levando ao seu espessamento.
O colagénio é a designação de um conjunto de proteínas duras e fibrosas que são os principais componentes dos tecidos conjuntivos, estas desempenham função estrutural no organismo. Durante o processo de evolução dos organismos as proteínas são influenciadas pelo meio ambiente (por exemplo, o caso de o organismo estar exposto a RBF´s) e pelas necessidades funcionais do organismo. Esta influência leva a aquisição de variáveis graus de rigidez, elasticidade e forças de tensão.
Os principais tipos de colagénio são encontrados na pele, ossos, cartilagens e em músculos lisos do organismo, onde representa 30% do peso seco do mesmo. Nos vertebrados o colagénio produzido difere do dos outros organismos, por ter composição química, características morfológicas, distribuição e funções diferentes.

Nuno Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário